Sinta-se em casa

www.pahnela.blogspot.com

O Sistema

(não, não é a porcaria da minissérie da globo)


Fato 1:
Tava conversando com meu velho aqui no MSN, e perguntei pra ele que dia que ele volta a dar aula. Aí ele me responde: "eu volto a ocupar meu tempo dia 2 de fevereiro, mas trabalhar eu nao trabalho nao. Se eu trabalhar meus alunos me matam".
Eu: "ou vc mata eles"
Ele: "se eu matar meus alunos o sistema acaba comigo."

No Brasil é desse jeito, professor nao pode dar aula, caso contrário é acusado de carrasco; que os meninos estão sofrendo pressão; que a prova nao condiz com o nível da aula; que o cara não sabe expor; "que fulano me marcou, só pq eu chutei a cadeira nele".... e segue....

Fato 2:
aí outro dia eu tava estudando pra uma prova, na biblioteca da UFV (fazia ensino médio lá), e tava observando (tá, nao tava tão concentrado nos meus estudos assim) uns estudantes de Biologia, que, aliás, na UFV é tido como o melhor do Brasil. Tinha um grupo de 6 a 7 alunos do 3º período, se não me engano, estudando pra uma prova de Genética. Quando eu penso que não, vira um camarada e pergunta : "gente, me socorre aqui: plasmídeo é vírus ou bactéria?" (pra quem nao sabe o que é, clica aqui.)

Meu queixo caiu. Qualquer camarada do 3º ano do ensino médio que tenha assistido a uma aula de genética sabe que plasmídeo não é virus nem bactéria. 

Imagina o profissional que esse cara vai virar...

Fato 3: 
No vestibular da UFOP, o ponto de corte para a 2ª fase do curso de Letras foi 4 pontos em 70 possíveis. Na boa, se o cara que fez essa pontuação ler isso, não leve a mal. Mas se se chutar todas as questões letra B e se vomitar em cima da prova, dá pra tirar pelo menos uns 15. E olha que o cara quis Letras, era de se esperar que tirasse pelo menos uns 10 nas 14 possíveis de Português e Literatura. 

Imagina que professor que esse cara vai virar...

Conclusão:
Meu pai não é estimulado a trabalhar direito, aí o aluno dele nao aprende direito, leva o Ensino Médio nas coxa. Se fizer uma faculdade, faz nas coxa. Se for trabalhar, trabalha nas coxa. E o país? Funciona pelas coxa. É o Sistema. Imutável. Estático.

p.s.: Claro que há uns puta caras nesse país que se esforçam pra caralho, que se negam a fazer as coisas nas coxa, conheço muita gente assim. E a gente precisa de mais gente assim. A pergunta que faço é: onde arrumar mais gente assim? Tem como fazer o cara que trabalha nas coxa se esforçar? 

Responde aê rapaz!


vou ficando por aqui...

abraços!


6 comentários:

Leo disse...

Imutável? Estático?
Só se for no seu mundo. É exatamente pelo fato das pessoas pensarem que esse sistema não muda que ele se tornou imutável. O sistema não é imutável por si só, ele o é pois as pessoas que poderiam mudá-lo não se acham capazes para tal. Sem contar que é muito mais cômodo dizer que não há como mudar as coisas e pronto.

Eu posso mudar. Eu vou mudar. E ninguém vai me impedir. E eu não vou me tornar um adulto amargurado que podia ter mudado as coisas mas não fez. Não tenho sonhos, tenho objetivos. Não sigo uma moral hipócrita, tenho meus próprios princípios.

Se acredita em mim, una-se e mudaremos juntos. Se não acredita, sente no sofá e assista como se consegue mudar as coisas.

Anônimo disse...

Tá muito complexo pra minha "cabecinha" esse papo... Prefiro não opinar...

Próximo! kkkk

Guilherme disse...

Ao Leo, c ainda vai aprender a fumar maconha no DCE de Viçosa. ehUHeuhAUehUAHeuAHUeAUH

Anônimo disse...

Aos cara aê... Maconha em Viçosa? Pra quê? Nessa cidade você já filosofa por natureza... por falar nisso, lembrei da minha professora do 1o ano... Beijo Elisa! kkkkk

Abraciosamente (neologismo original!)
Victor

Fernanda H.A. disse...

Essa questão de sistema e tudo mais é uma questão cultural. O brasileiro acredita que vai ser assim pra sempre e o brasileiro colabora pro país ser assim. E se de 50 pessoas, 6 querem fazer o país mudar fica difícil. Bem vindo a democracia, onde você diz o que quer e faz o que os politicos mandam.

Gostei do teu blog guri :)
Voltarei.
Bgs da Lua *:

Flávia Lago disse...

Presente pra você no meu blog. Um selo.
passa lá, caso queira!
beijos