Sinta-se em casa

www.pahnela.blogspot.com

Eleições 2010 parte 3

Dando sequência (sem trema) ao meu empreendimento, por assim dizer, hoje é a vez de apresentar Cristovam Buarque. Nao se sabe se o Senador irá se candidatar novamente, mas suas idéias merecem destaque de qualquer forma.


Quem é?

A maioria dos brasileiros se lembra de Cristovam como o cara da "educação" nas eleições 2006. Na época, o candidato do Partido do Tralalalala Brizola (PDT) assegurava que a Educação era a base para a solução da maior parte dos demais problemas brasileiros. Sua principal proposta era a federalização das instituições de ensino básico do país. 

Cristovam formou-se em Engenharia Mecânica pela UFPE, e, durante o Regime Militar, exilou-se na França, onde doutorou-se em Economia pela Universidade de Sorbonne. O atual senador foi reitor da UnB, governador do DF e ministro da Educação do governo Lula até 2004, quando foi demitido sem aparentes motivos. Autor de diversos projetos, como o bolsa-escola, Cristovam mantém diversas atividades vinculadas ao incentivo da Educação no Brasil, incluindo o recém projeto -- aprovado no Congresso, mas de pouca repercurssão na mídia -- de obrigar as escolas públicas a receber crianças a partir de 4 anos.(saiba mais)


Internacional

Cristovam é reconhecido internacionalmente, dentre outras razões, por causa do brilhante discurso proferido durante um debate em 2000: http://www.portalbrasil.net/reportagem_amazonia.htm (nao deixe de conferir, MESMO)

3 comentários:

Anônimo disse...

Complementando: Sabe porque o Cristovam foi demitido do cargo de Ministro da Educação? Porque ele disse em um discurso aos estudantes que fizessem manifestações reivindicando maiores verbas para a Educação.

Eu concordo que os Bolsas Família, Escola, Vale Gás movimentaram a economia interna brasileira ao estimular o consumo, mas se esse dinheiro tivesse sido aplicado em programas educacionais como o de Cristovam, teríamos uma população menos dependente de auxílios governamentais e os resultados, apesar de a longo prazo, seriam muito mais satisfatórios.

(Que bonito a minha fala ein? Gostei de ver... kkkk)

Abraço!

Guilherme disse...

ô victao apressado. esse ia ser o tema de um post futuro... heauheauheauheahu
abraç!!

Anônimo disse...

Brilhante o discurso do Cristovam! BRILHANTE.
Nossa, adorei essa "série" que vc tá fazendo sobre as eleições 2010! Vou acompanhar o resto. =D
Beijo, Gui!